Evite Esses Alimentos e Bebidas Se você Sofre de Ansiedade | Saúde

Acredite ou não, essa bebida que você está bebendo para acalmar a ansiedade, na verdade, a piora.

“Embora pareça que acalma os nervos, o álcool pode ter um impacto negativo sobre a hidratação e o sonho, e ambos podem desencadear sintomas de ansiedade quando são suprimidos”, explica Erin Palinski-Wade, autor de livros de auto-ajuda contra a ansiedade.

O álcool altera os níveis de serotonina e os neurotransmissores no cérebro, o que piora a ansiedade, e quando o álcool desaparece, você pode se sentir ainda mais ansioso.

Beber com moderação, cerca de dois copos de álcool por dia, geralmente é seguro, desde que o seu médico o autorize.

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Segundo a Associação Nacional do Café, 62 por cento dos americanos bebem café diariamente, e a quantidade média por dia é ligeiramente superior a 3 copos por consumidor de café… e o nosso ritual matutino favorito, na verdade, poderia estar fazendo mais mal do que bem.

“Os altos níveis de cafeína não só pode aumentar a ansiedade e o nervosismo, mas também diminuem a produção da serotonina, substância química para se sentir bem com o corpo, causando um estado de ânimo deprimido”, diz Palinski-Wade.

Em geral, a cafeína é segura em doses baixas. Mas altas doses podem causar efeitos desagradáveis, como ansiedade e nervosismo.

Um prato de carne e queijo com um copo de vinho tinto soa incrivelmente relaxante, né? Em teoria, sim, mas de acordo com a ciência, não tanto.

Os alimentos integrais, tais como carne, leite e as uvas tornam-se gourmet quando se curam, são fermentados e amadurecem (bife, queijo e vinho).

Mas, durante o processo, as bactérias decompõem as proteínas dos alimentos em aminas biogénicas, uma das quais é a histamina. A histamina é um neurotransmissor que agrava a digestão, os hormônios e os sistemas cardiovascular e nervoso. Em indivíduos suscetíveis, pode desencadear a ansiedade e a insónia.

Para minimizar a intolerância à histamina, escolha sempre alimentos frescos e procure a data de empacotamento de carne e peixe.

Não há forma de evitar o açúcar 100 por cento do tempo, já que está naturalmente na maioria dos alimentos que gostamos de comer, como a fruta.

Mas o açúcar adicionado contribui para a ansiedade geral.

“Os açúcares adicionados fazem com que o nível de açúcar no sangue se eleve a uma montanha-russa de picos e quedas, e, com ele, a sua energia também sobe e desce”, afirma Palinski-Wade. “Quando o nível de açúcar no sangue é bloqueado, o seu estado de espírito e os níveis de ansiedade podem aumentar”.

O corpo libera insulina para ajudar a absorver o excesso de glicose e estabilizar os níveis de açúcar no sangue, mas uma subida de açúcar faz com que o corpo trabalhe muito duro para voltar ao normal, causando os altos e baixos.

O consumo de grandes quantidades de açúcar processado pode desencadear sentimentos de preocupação, irritabilidade e tristeza.

Os alimentos que se enquadram dentro da categoria do açúcar adicionado que você deve considerar para evitar ou minimizar não se parecem com todas as sobremesas. Os condimentos como ketchup, certos molhos para saladas, massas e pão branco podem conter altos níveis de açúcar adicionado.

Se você está deixando o café, você também pode deixar o creme de leite. Muitas pessoas estes dias estão tentando controlar a quantidade de produtos lácteos que consomem.

Mudar para um creme não lácteo convencional pode parecer uma solução, mas estas substituições são abundantes em óleos hidrogenados, também conhecidos como gorduras trans, que são repletos de colesterol LDL e reduzem o HDL-colesterol. Estas gorduras têm sido associados com a depressão, a ansiedade e outros problemas de saúde mental.

Se você está bebendo café descafeinado e ainda quiser um toque de algo cremoso, os alimentos integrais são sempre a melhor opção, como o leite de amêndoas ou leite de soja.

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